Xixis com Farturinha

Podemos definir o caráter de uma pessoa apenas olhando como ela trata os animais.

Procura-se dono especial para gatinho especial!

Partilhem amigos para ver se este menino consegue uma casinha …….Aragon foi o nome que quem me tirou da rua me deu.

Eu sei que não tenho um olhinho e além disso tenho um pouco de mau feitio gosto de dar umas dentadinhas quando me chateiam. Mas ainda pior é que tenho sida. Para ser adoptado teria de ser por alguém que tivesse muito amor e paciência para mim. Mas gostava tanto de ter uma casinha sou tão bem disposto e quem me conhece adora me aqui estou protegido e não me falta nada mas estou fechado numa cozinha e quase sempre sozinho ;( será que ainda vou ter a sorte de voltar a ter um dono que me ame?

Contacto: https://www.facebook.com/angela.andre.52

Descoberto em 1983 por Nils Pedersen na California o FIV é uma das principais causas de morte de gatos no nosso país. Como o nome indica, diminui drasticamente as defesas do animal tornando-o mais susceptível a doenças. A sida felina é exclusiva dos gatos, não se transmitindo a outros animais ou humanos ( zoonose). Não se encontra somente limitado aos gatos domésticos, atingindo também outras espécies de felinos.Note-se que o virus de imunodeficiência do gato domestico é diferente do virus de imunodeficiência dos outros felinos.90% dos Leões do serengeti têm uma forma de FIV.

O principal meio de transmissão  dá-se através de dentadas, através de feridas, e não por contacto sexual como no caso do HIV humano, no entanto, embora ainda não esteja provada a transmissão directa  por relações sexuais, não se encontra totalmente  colocada de parte .

Note-se  que é normal o gato morder a gata durante o coito e como tal a transmissão embora não se efectue por via sexual é consequência directa da mesma. Outras fontes de infecção são através de transfusão de sangue, da mãe para o filhote, caso ela se infecte durante a gestação, e através da amamentação. 

Os animais mais susceptíveis são os machos inteiros (não castrados) e gatos de vida livre ou domésticos que têm acesso a rua, pois a transmissão por dentada pode ocorrer durante as lutas  territoriais..Os gatos nas suas lutas podem morder-se e infectarem-se, mesmo  em casa as brincadeiras tendo por motivo a dominância de um gato ou outro podem levar à transmissão. Por essa razão deve-se ter cuidado e se possivel separar os gatos infectados dos saudáveis.Gatos que vivem em ambientes com muitos animais, com introdução frequente de gatos novos, também estão especialmente  expostos.

 De igual forma o stress causado pelas lutas e alterações de ambiente são responsáveis por  enfraquecimento do sistema imunitário.Não devem estar em grande número em espaços reduzidos por essa razão, os gatos são animais que precisam de um território e em alguns casos compartilhar o mesmo pode conduzir a graves problemas de comportamento e mesmo de saúde em termos fisicos.

O vírus infecta principalmente  células de defesa (linfócitos), destruindo-as lenta e gradualmente. O animal passa várias fases  de doença até chegar  a uma imunosupressão. Isto demora anos, e uma das características da doença é o longo período de latência, ou seja, o animal infectado não apresenta nenhum sintoma durante anos (portador assintomático).

5

4 Setembro, 2015


Artigo Anterior

Artigo Seguinte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *